15.10.10

Água é tudo !

E é a água a pauta para o Blog Action Day 2010 (uma blogagem coletiva no mundo inteiro). No ano passado fiz minha primeira participação (a pauta: mudanças climáticas) em tom de desabafo. Naquele tempo tinha ganhado 2 ecobags e desde outubro de 2009 diminuí o uso de em compras pequenas. Quando a compra é aquela do mês, 2 ecobags não são suficientes. 


:(

Outra mudança no hábito de consumo de sacolas plásticas, foi começar de forma efetiva e religiosa separar o lixo, mas tenho pecado... manter apenas um lixo próximo a pia não facilita separar o lixo de preparo de alimentos. Juntar tudo acaba sendo automático.

Automático como o péssimo hábito de abrir a torneira, lavar a escova de dente,
e enquanto se aplica o creme dental na escova, a torneirinha tá lá aberta. Certa vez fiz um teste enchendo um recipiente de água durante uma escovação de 40 segundos, seria mais de 1 litro de água jogado fora, quando o recipiente estava pra ficar completo fechei a torneira.

Outra mudança que tem sido difícil de se concretizar na minha casa, onde moram 4 pessoas e só duas efetivamente usam a máquina de lavar, é fixar um único dia para lavar roupa afim de reutilizar a água, é um esforço enorme (uma máquina de 10 litros utiliza uns 5 baldes ou 1 daqueles cestões grande + 1 balde médio), mas a consciência tranquila de não estar desperdiçando água num mundo onde tem gente consumindo água mais suja que aquela e até morrendo pela falta de água, é enorme.

E aqui uma lista de dados interessantes do treehugger.com , uma espécie de WaterFacts do Water.org
1. How long can a person live without food ? more than a month.

2.
How long can a person live without water? Approximately one week, depending upon conditions
3.
How much of the human body is water? 65%, or about two-thirds
4.
How much of your skin is water? 70%
5.
How much of the human brain is water? 75%
32. How much water does it take to process 1 chicken ? 11.6 gallons
33. How much water does it take to process one can of fruit or vegetables? 9.3 gallons


Abaixo uma relação de "com quantos galões de água..."


Pair of Jeans
It takes around 1,800 gallons of water to grow enough cotton to produce just one pair of regular ol' blue jeans. [2]
Cotton T-Shirt
Not as bad as jeans, it still takes a whopping 400 gallons of water to grow the cotton required for an ordinary cotton shirt.
Gallon of Paint
Takes 13 gallons of water to make.

Individual Bottled Water
This irony shouldn't be lost on anyone: it takes 1.85 gallons of water to manufacture the plastic for the bottle in the average commercial bottle of water.
One Ton of . . .
Steel: 62,000 gallons of water
Cement: 1,360 gallons
One Pound of . . .
Wool: 101 gallons of water
Cotton: 101 gallons
Plastic: 24 gallons
Synthetic Rubber: 55 gallons

Mesmo que pareça improvável que um dia a água acabe, mesmo tendo a chuva, mesmo que... enfim, nada justifica desperdiciar.


Nenhum comentário: