24.6.09

Podia ser eu...

Férias da faculdade, dia da semana, o note carregando a bateria e nenhum DVD pra assistir, só me restou a TV ... zapeando como sempre em busca do que eu sei que não iria encontrar, paro em um canal (19 - Vivax) que exibe programas da cidade e região (Mogi das Cruzes). No enquadramento a apresentadora, uma mulher e um homem deitado no que parecia ser uma cama.

Sensibilizada de cara pela cena, aumentei o volume e estacionei o controle remoto.


Enquanto assistia a matéria que contava a história de uma mãe e seu filho, portador de uma doença desconhecida que o deixou em estado vegetativo, o pensamento que tinha era: "podia ser eu".

Thiago Damião parece ter minha idade e deve ser um dentre milhares, portador de doença desconhecida pela medicina. A história relatada pela mãe é enredo pra uma novela, não bastasse a luta contra a doença, outros absurdos me deixaram indignada, pois envolve político que tirou proveito da situação e porque alguém se passou por ela, falsificando sua assinatura.


Me senti frustrada por não estar cursando fisioterapia, medicina, ou odontologia, pois com certeza no terceiro ano desses cursos eu já teria condições de prestar assistência, mas como aqui é publicidade e propaganda, resolvi propagar o pedido de ajuda da mãe do Thiado Damião, principalmente porque fui checar meu email e tinha lá o Twitter avisando sobre novos seguidores.


O pedido de ajuda para o momento é : um neurologista que possa visitá-lo ao menos de 3 em 3 meses, uma cadeira de rodas produzida e adaptada pela AACD, roupas de cama, uma poltrona daquelas do papai reclinável, fralda geriátrica adulto 40-60k, gelatina que é o que ele gosta de comer, pomada contra assadura e novalgina.

Espero escrever um próximo post, contando o resultado dessa 'corrente do bem' , sem ter precisado apelar usando imagens ou fotos do rapaz. Mas colocarei para evitar desconfiança e como prova de que o Thiago Damião, existe é um ser humano que precisa de ajuda.


UPDATE1:
Obrigada @enio, @flaviagalindo, @inefurtado, @lufreitas, @garciasales, @sobresonhos por RT o pedido de ajuda, no twitter de vocês.

Estou feliz, em 5 dias consegui pro Thiago as fraldas com 50% de desconto.

=D

Foto Site Mogi News



UPDATE2: Estou devendo uma segunda visita para o Thiago, mas os afazeres acadêmicos estão tomando grande parte do meu tempo. A mãe dele ficou surpreendida com esse retorno de pedido de ajuda, pela internet. conheci um pouco mais da história de vida dela, e agora estou em busca de um advogado que ajude ela a receber o benefício da Previdência Social que tem direito por além de mãe, ser a enfermeira e cuidar dele 24h. A única fonte de renda é a aposentadoria, que o mesmo recebe.

Sobre o caso, no jornal da cidade


UPDATE3 (08/10/2009): Conversei com a dona Lisete dia desses, e não consigo acreditar que o Serviço Social - Saúde da cidade cancelou a ajuda (um enfermeiro da Prefeitura que auxiliava) e o promotor do caso, nada fez, aliás deu uma desculpa. O Thiago continua precisando de muita coisa, mas algumas são coisas básicas como um travesseiro específico, hidratante e pomada xilocaina. Então quem quiser ajudar, segue meu email e aí enviarei os dados da dona Lisete e do Thiago: prialves@ymail.com


.